quarta-feira, 8 de julho de 2015

Daruma




O Daruma é um boneco e amuleto japonês que foi criado com inspiração no monge indiano fundador da seita Zen budista. Diz a lenda que o monge Bodidharma perdeu os movimentos dos braços e das pernas após passar nove anos meditando, e, para que não dormisse, ele resolveu cortar as próprias pálpebras. Após tudo isso, ele conseguiu atingir o estado de iluminação. E foi assim que ele foi relacionado à esperança e realização de sonhos, graças a sua perseverança e obstinação. Devido à atrofiação de seus membros após tanto tempo de meditação, o boneco Daruma é representado de forma arredondada, sem braços ou pernas. Sua forma, mais pesada na base, faz com que ele sempre fique em pé, fazendo referência ao ditado japonês “Nana korobi, ya oki”, que significa “Caia sete vezes, mas levante oito vezes”. 

Geralmente, o Daruma é fabricado na cor vermelha, que simboliza boa sorte, mas pode ser encontrado em várias outras cores. Ele vem sem os olhos pintados e o ritual funciona da seguinte forma: 

1. Pinte o olho esquerdo do Daruma e faça um pedido;

2. Quando o pedido se realizar, pinte o outro olho;

3. Após o pedido ter sido atendido e o olho pintado, a tradição diz para queimar o boneco.

Dizem também que é bom que se ganhe o boneco, pois se comprarmos para nós mesmos não dá sorte. 

Essa postagem tem um objetivo, claro. Esse fim de semana, nos dias 03, 04 e 05/07 aconteceu o Tanabata e como prometido, comprei o prêmio que será sorteado como comemoração do primeiro ano do blog. Isso, mesmo, eu comprei um Daruma! Achei mais difícil do que parecia encontrar um presente que funcionasse bem tanto para meninas, quanto para meninos – afinal, eu não sei quem vai ganhar o sorteio. E aqui está essa belezinha que é um amuleto japonês e serve para ambos os sexos. Ah, e ele é um cofrinho também. E aí, já está participando do sorteio de aniversário? Inscreva-se nesse link e boa sorte!

Tell me your wish!

Fontes:

2 comentários:

  1. Olá olá *-*, tudo de boas?
    Não conhecia esse tal de Daruma, mas achei show! É legal como a cultura japonesa é cheia de superstição. E que legal isso de pintar o olho direito e fazer um pedido >.<
    ''para que não dormisse, ele resolveu cortar as próprias pálpebras'' me deu uma agonia ler isso, meu pai do céu KKKK.

    E irei participar do sorteio, não havia lido direito sobre ele antes, mas decidi participar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a cultura japonesa é cheia de superstições, amuletos, etc, e acho eles muito de mais. Eu conheço o daruma faz um tempinho. Quando fui no tanabata, ia comprar um para mim também, mas por algum motivo isso não aconteceu. Depois, quando estava pesquisando para escrever a postagem, descobri que se você mesma compra para si, não dá sorte o.o

      Aceito daruma de presente agora. hahahaha Beijos

      Excluir

Obrigada por ler!

Seja educado
Deixe seu link para que eu possa visitá-lo
Sinta-se livre para compartilhar as postagens, mas dê os devidos créditos

Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 renata massa