quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Otaku ou Otome?



Essa perguntazinha pequenina de nada ocasiona briga e separa casamentos duradouros. Afinal de contas, Otome é ou não feminino de Otaku? Eu posso me auto denominar Otome, ou o certo é dizer que sou Otaku mesmo?

Para infelicidade de muitos nenhuma das duas palavras fazem parte do nosso dicionário, mas hoje em dia existe algo chamado internet!

Vamos começar então pela origem dessas palavras.

Otaku

No Japão, otaku é sinônimo de maníaco por algo, pessoas que são fãs obsessivas de alguma coisa; qualquer coisa. Muitas vezes, essas pessoas se isolam de todo o resto do mundo para dedicar-se integralmente para seu hobby.

No Brasil, o termo significa fã de anime, mangá, cultura pop japonesa. Não tem abrangência para várias outras paixões e seu significado é bastante brando. Afinal, otakus não se isolam do resto do universo para se dedicarem inteiramente ao seu hobby. Otakus trabalham para manter seu vício haha, casam, têm filhos e blá-blá-blá.

“Ah, mas existem otakus sociopatas hikikomoris da vida”

Claro que sim, assim como existem pessoas assim em todas as parcelas da sociedade, independente do seu envolvimento com a cultura japonesa.

Enfim, vamos ao próximo.

Otome

A tradução literal seria “pura, virgem, delicada, senhorita”. Em alguns contextos, pode significar também “princesa”. Hime-sama \ô/

Aqui no Brasil todo mundo sabe – mesmo quem não concorda – que otome é usado como sinônimo de otaku. Óbvio que existe uma explicação para isso.

No Japão existe uma rua chamada “Otome Road”, onde você pode encontrar diversos artigos relacionados a anime e mangá. Entretanto, essa rua é frequentada predominantemente por garotas em busca de Yaoi.

Assim temos que:

Garotas fã de anime + Otome Road = Otaku menina!

*-*

Apesar disso, otaku ainda é um termo unissex. Logo, se você se sente melhor dizendo que é otome, e não otaku, diga que é otome e pronto. O mesmo vale para o inverso -eu-. No nosso país as duas formas são corretas.

Então, voltando a pergunta: Otaku ou Otome? Resposta: O que achar melhor no momento u.u




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por ler!

Seja educado
Deixe seu link para que eu possa visitá-lo
Sinta-se livre para compartilhar as postagens, mas dê os devidos créditos

Até a próxima!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 renata massa